O FUNDAMENTAL DAS LENTES

Suportes de lente e sensores

Montagens tipo A e tipo E das lentes da Sony

A Sony produz câmaras com sistema de montagem tipo A e câmaras com sistema de montagem tipo E. A montagem tipo A é fornecida como padrão nas estruturas de câmara do tipo Translucent Mirror da Sony e a montagem tipo E é utilizada nas estruturas sem espelho.

Diferenças entre os tipos de montagem de lente

Características das montagens tipo A e tipo E

As câmaras de montagem tipo A equipadas com a Translucent Mirror Technology™ da Sony oferecem as vantagens do autofocus com deteção permanente de fase. A curta distância atrás do flange de montagem nos modelos de montagem tipo E sem espelho permitem desenhar lentes e estruturas compactas e de elevado desempenho que oferecem manuseamento e mobilidade notáveis.

interior de uma câmara de montagem tipo A

Montagem tipo A

[1] Montagem da lente [2] Distância atrás do flange [3] Translucent Mirror [4] Plano do sensor de imagem

interior de uma câmara de montagem tipo E

Montagem tipo E

[1] Montagem da lente [2] Distância atrás do flange [3] Plano do sensor de imagem

Dimensão do sensor de imagem

Formatos full-frame e APS-C

Ambos os tipos de câmara (montagem tipo A e montagem tipo E) dispõem das opções de sensor full-frame e sensor APS-C. Entre os diversos tamanhos de sensor mais comuns, o full-frame é considerado um formato amplo e o APS-C é considerado um formato médio. Ambos são muito utilizados devido às vantagens específicas que oferecem.

* Todas as medições são aproximadas

Combinações de lente e sensor

A Sony dispõe de lentes full-frame e lentes APS-C com círculos de imagem que abrangem os respetivos formatos de sensor. O normal é utilizar uma lente correspondente ao sensor, mas é possível utilizar combinações diferentes para variar a área de corte e o ângulo de visualização quando se pretende uma cobertura maior ou mais alcance de teleobjetiva.

  • Câmara full-frame
  • Câmara APS-C

* Imagens com fins meramente ilustrativos.