Sistema de iluminação

Iluminação para imagens melhoradas

Quer esteja a tirar fotografias ou a filmar, a iluminação é essencial para criar um ambiente que transmite de forma eficiente o seu desejo artístico. Aqui, iremos apresentar algumas ferramentas e técnicas de iluminação que pode utilizar para captar imagens de qualidade profissional.

Números de guia do flash (GN)

Flash externo para maior distância

Os "Números de guia" especificam a capacidade de uma unidade de flash de iluminar objetos distantes. O número de guia é igual à distância máxima entre o flash e o objeto, multiplicada pelo número F de abertura apropriado. Número de guia (GN) = distância (m) x abertura (número F)

Um guia de número de 60 (em metros com ISO 100), por exemplo, significa que um objeto a 15 metros de distância será corretamente iluminado com uma definição de abertura de F4 (60 = 15 x 4). Se diminuir o tamanho de abertura para F8, a distância será reduzida para metade, para que os objetos a uma distância máxima de 7,5 metros (60 = 7,5 x 8) sejam corretamente iluminados. Aumentar a definição ISO da câmara pode produzir resultados semelhantes a utilizar uma unidade de flash com um GN mais elevado.

Unidades de flash externas

Orientação do flash 

Suavizar sombras e aumentar a profundidade

Apesar de uma configuração de flash fora da câmara poder melhorar a profundidade visual, normalmente é mais fácil, e por vezes igualmente eficiente, fazer ressaltar a luz de uma unidade de flash integrada na câmara de uma superfície próxima, como uma parede ou um teto, para conseguir uma iluminação mais natural com dimensionalidade melhorada. A diferença pode ser dramática e, uma vez que unidade de flash permanece na câmara, mantém a máxima velocidade e mobilidade. Fazer ressaltar o flash também fornece uma cobertura mais ampla e é ideal quando precisa de iluminar um grupo de pessoas, por exemplo.

Flash direto
FLASH DIRETO
Ressalto do teto
ORIENTAÇÃO DO FLASH

Ressalto do teto

Aponte o flash em direção ao teto a fim de difundir e espalhar a luz para conseguir ambientes mais suaves e imagens mais sofisticadas do que as que podem ser alcançadas com o flash direto.

Flash direto

Flash direto

Ressalto do teto

Orientação do flash

Ressalto da parede

Também pode utilizar o ressalto de uma parede se desejar sombras suaves que caiam sobre a lateral dos contornos do objeto. Esta abordagem pode, por vezes, combinar melhor com a iluminação interior.

Ressalto do teto
FLASH DIRETO
Ressalto da parede
ORIENTAÇÃO DO FLASH
Flash direto

Flash direto

Ressalto da parede

Orientação do flash

Sincronização do flash

Sincronização do flash lenta e de alta velocidade

Para criar bokeh de fundo em luz brilhante, precisa de uma rápida velocidade do obturador com uma grande abertura. Se também precisar de flash de preenchimento, a velocidade máxima de obturador será limitada, o que pode tornar impossível a utilização de uma abertura suficientemente grande. A sincronização de alta velocidade (HSS) permite utilizar o flash em todas as velocidades do obturador, para que possa aumentar a abertura conforme necessário.

A sincronização lenta é utilizada em situações onde é necessária uma velocidade do obturador lenta para expor corretamente cenários de fundo interiores ou à noite. O flash dispara para expor o objeto e depois, em vez de fechar imediatamente o obturador, este permanece aberto durante o tempo suficiente para também expor o fundo. Tal proporciona imagens bem equilibradas em que tanto o objeto como o fundo estão corretamente expostos.    

Sincronização de alta velocidade

[Esquerda] Normal [Direita] HSS

Sincronização de alta velocidade

O flash de preenchimento normalmente limita a velocidade do obturador, requerendo uma abertura reduzida que mantém o fundo focado. O HSS permite rápida velocidade do obturador e grande abertura para profundidade de campo reduzida.

Sincronização lenta

O flash normal expõe corretamente o objeto, mas o fundo fica escuro. Com o flash de sincronização lenta, tanto o objeto como o fundo são corretamente expostos.

Sincronização lenta

[Esquerda] Normal [Direita] Sincronização lenta

Flash fora da câmara

Configurações de 1, 2 e 3 luzes com controlo da relação

A utilização de múltiplos flashes fora da câmara pode expandir significativamente as suas opções de iluminação. O controlo da relação, através de infravermelhos ou comunicação rádio, pode facilitar a obtenção da saída de luz ideal para cada luz.

1 luz: B

1 luz
1 luz

Apesar de as configurações de várias luzes oferecerem maior versatilidade, um único flash fora da câmara pode produzir imagens deslumbrantes ao afastar a principal fonte de luz do eixo da câmara para produzir contornos e sombras mais profundos e interessantes. A luz refletida fornece algum preenchimento adicional. A unidade de flash integrada na câmara (A) é utilizada apenas para controlo, enquanto a unidade de flash fora da câmara (B) funciona como a principal fonte de luz para toda a cena.

2 luzes: B + C

2 luzes
2 luzes

Uma configuração de 2 luzes oferece mais versatilidade e controlo, permitindo-lhe posicionar as unidades de flash e ajustar a sua saída para alcançar excelente profundidade de objeto com a relação certa entre iluminação chave e de preenchimento. A luz "chave" principal (B) ilumina o objeto a partir de lado, enquanto a luz de "preenchimento" (C) suaviza sombras e ilumina o fundo. Comparado com a configuração de 1 luz acima, o objeto é mais claramente definido e distinguível do fundo. Tal como na configuração de 1 luz, o flash integrado na câmara (A) apenas fornece controlo.

3 luzes: B + C + D

3 luzes
3 luzes

Uma terceira luz fornece liberdade extra para iluminar o fundo e definir os contornos do objeto. Este exemplo aplica luz chave (B) para iluminação primária do objeto, com luz de preenchimento (C) a iluminar o fundo de forma direta e ampla. A terceira luz, luz de contorno (D) neste caso, fornece uma linha precisa de luz que define a lateral do objeto que está mais longe da luz chave, para que este se destaque claramente do fundo relativamente brilhante. Apesar de esta imagem ter uma iluminação mais uniforme do que os exemplos anteriores, cada elemento está claramente separado e bem definido. O flash integrado na câmara (A) apenas fornece controlo.

Unidades de flash adequadas para utilização fora da câmara

Controlo por rádio

Apesar de o controlo de iluminação remoto por infravermelhos ser adequado para configurações de curto alcance onde a iluminação ambiente é apropriada e não existem obstáculos a bloquear os sinais de controlo, o comando de rádio lidará de forma fiável com uma gama muito mais ampla de ambientes. O Comando (FA-WRC1M) e o recetor (FA-WRR1) rádio sem fios da Sony facilitam a configuração de flashes múltiplos avançados e podem fornecer dados de controlo precisos e detalhados até 15 unidades de flash em 5 grupos (3 grupos em modo TTL) em distâncias de até aproximadamente 30 metros (98,4 pés). Os sinais de controlo irão alcançar os recetores independentemente das condições de luz existentes, da localização do recetor ou dos obstáculos. A capacidade de rádio sem fios garante os resultados mais consistentes na mais ampla gama de situações de captação.

Composições profundas

Composições profundas

Com um alcance de até aproximadamente 30 metros (98,4 pés) utilizando o FA-WRC1M e o FA-WRR1, pode colocar e controlar as luzes estrategicamente para iluminar de forma mais eficiente objetos distantes ou detalhes de fundo.

Fiável em qualquer luz

Enquanto o controlo por infravermelhos pode ser afetado por luz do sol brilhante ou outras fontes que incluam componentes infravermelhos, o controlo por rádio irá funcionar de forma fiável em quaisquer condições de luz.

Fiável em qualquer luz
Contornar os obstáculos

Contornar os obstáculos

O controlo por rádio irá contornar os obstáculos que bloqueariam o controlo por infravermelhos. Os recetores podem ser colocados atrás da câmara ou do objeto sem comprometer a fiabilidade.

Recetor e comando rádio sem fios

Um flash* compatível pode ser equipado com um Recetor FA-WRR1, emparelhado com um Comando FA-WRC1, para criar um sistema de flash sem fios controlado por rádio

*HVL-F60M/F43M/F32M
*HVL-F58AM/F43AM/F42AM (ADP-MAA, vendido em separado)

Iluminação LED

Luz extra para melhores imagens

Desligado/Ligado

Luz extra para melhores imagens

As luzes LED duradouras e eficientes podem fornecer a iluminação extra de que precisa para capturar imagens de qualidade elevada. Permitem-lhe fotografar com um ISO mais baixo e podem tornar a focagem mais fácil.

Equilíbrio de cor natural

A luz LED não ajustada encontra-se próxima da luz do sol natural e é fácil combinar a temperatura de cor de outros tipos de iluminação para conseguir um equilíbrio de cor natural onde quer que fotografe.

Equilíbrio de cor natural

Desligado/Ligado

Ajuste contínuo de brilho

Desligado/Ligado

Ajuste contínuo de brilho

O controlo de brilho variável permite ajustar facilmente as relações de brilho e luz, a fim de criar o ambiente desejado e ressaltar o grau de detalhe pretendido.