e outras informações para o seu país

Saiba mais sobre as informações regulamentares relevantes para os produtos Sony no seu país.

Eficiência energética

Como interpretar a etiqueta de eficiência energética da UE

As etiquetas energéticas são classificações alfabéticas que vão de "A++" (mais eficiente) a "F" (menos eficiente). De acordo com o regulamento da UE 1062/2010, todos os televisores para venda em lojas físicas e online têm de presentar uma Etiqueta energética. Os limites para as classes de eficiência energética são adaptados pela Comissão Europeia ao longo do tempo.

Eficiência energética

O consumo de energia de XYZ kWh por ano baseia-se no consumo de energia do televisor a funcionar 4 horas por dia durante 365 dias. O consumo real de energia depende de como o televisor é utilizado.

Na Sony, estamos empenhados em continuar a desenvolver e fabricar produtos que sejam energeticamente mais eficazes em relação aos seus modelos anteriores, ano após ano. A grande maioria dos nossos televisores tem uma classificação energética de A++ a A e não temos classificações abaixo de B.

Retoma/Reciclagem

Eliminação separada de baterias em fim de vida, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (WEEE) e embalagens

Os produtos elétricos e eletrónicos, baterias, acumuladores e embalagens não devem ser tratados como resíduos domésticos e devem ser depositados no sistema de separação de resíduos. O símbolo de um latão de lixo com uma cruz num produto elétrico ou eletrónico ou numa bateria indica esta instrução. Em determinadas baterias, este símbolo pode ser utilizado conjuntamente com o símbolo químico do chumbo (Pb) se a bateria tiver um teor de chumbo superior a 0,004%.

Ao certificar-se de que estas baterias são eliminadas de forma correta, estará a ajudar a evitar consequências potencialmente prejudiciais para o ambiente e para a saúde humana, que poderiam ser provocadas pela eliminação inadequada das baterias. Dependendo da sua localização, também é possível eliminar papel não utilizado em embalagens, como manuais de instruções e CD/DVD, através de sistemas de recolha próprios. A reciclagem destes materiais ajudará a preservar recursos naturais.

Para informações mais detalhadas sobre a devolução e reciclagem deste produto ou bateria, contacte as entidades locais, o serviço de eliminação de resíduos domésticos, ou a loja onde adquiriu o produto ou a bateria. No caso de produtos que, por motivos de segurança, desempenho ou integridade de dados exijam uma ligação permanente a uma bateria incorporada, esta bateria deve ser substituída apenas por pessoal qualificado.

Para garantir que a bateria e os equipamentos elétricos e eletrónicos são tratados corretamente, entregue estes produtos em fim de vida no ponto de recolha aplicável para a reciclagem de materiais elétricos e eletrónicos. Para todas as restantes baterias, consulte a secção no manual do utilizador para obter informações sobre como retirar a bateria do produto em segurança. Retire a bateria e entregue-a no ponto de recolha aplicável designado para a reciclagem de baterias usadas.

Diretiva WEEE

Nunca elimine componentes eletrónicos juntamente com os resíduos domésticos; devem ser reciclados separadamente

Diretiva sobre baterias

Nunca elimine baterias e pilhas juntamente com os resíduos domésticos; devem ser recicladas separadamente

REACH

Registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas

Para além do nosso trabalho que visa restringir a utilização de substâncias nocivas, o Regulamento n.º 1907/2006 da União Europeia relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas (REACH) exige que qualquer empresa que opere na UE, incluindo a Sony, cumpra as várias obrigações legais, nomeadamente informar os clientes sobre a utilização de "substâncias que suscitam uma elevada preocupação", apresentadas na chamada "Lista de substâncias candidatas REACH", nos respetivos produtos.