O FUNDAMENTAL DAS LENTES

Distância focal, ângulo e perspetiva

Distância focal

Distância focal

A distância focal, ou gama de distância focal no caso das lentes de zoom, deverá ser o principal fator a ter em conta na escolha de uma lente para uma fotografia ou um tipo de fotografia específicos. A distância focal de uma lente determina duas características que são muito importantes para os fotógrafos: ampliação e ângulo de visualização.

As distâncias focais maiores correspondem a ampliação maior e vice-versa. Uma lente grande angular com distância focal curta possui pouca ampliação, o que significa que é necessário chegar perto de um objeto de tamanho médio para encher a fotografia. Isto significa também que é possível enquadrar grandes objetos sem ter de fotografá-los a grande distância. Uma lente teleobjetiva com grande distância focal possui muita ampliação, o que permite encher a fotografia com objetos que estejam muito longe da câmara.

[1] Ponto principal secundário da lente [2] Distância focal [3] Ângulo de visualização (medido na diagonal) [4] Plano focal (plano do sensor de imagem)

Uma definição técnica da distância focal

- Conversa sobre tecnologia -

A distância focal de uma lente define-se como a distância entre o seu ponto principal secundário e o seu ponto focal traseiro quando a focagem está regulada para o infinito. O ponto principal secundário é um dos seis “pontos cardeais” que servem de ponto de referência numa lente ótica (pontos focais dianteiro e traseiro, pontos nodais primário e secundário e pontos principais primário e secundário). Não existe uma localização predefinida para o ponto principal secundário numa lente composta, podendo estar algures dentro ou fora do corpo da lente dependendo do desenho da própria lente, pelo que não existe uma forma fácil de um fotógrafo medir a distância focal com precisão.

Distância focal e ângulo de visualização

O “ângulo de visualização” indica a dimensão da área da cena perante a câmara que será captada pelo sensor da câmara. Em termos ligeiramente mais técnicos, é a amplitude angular da cena captada no sensor, medida na diagonal. É importante recordar que o ângulo de visualização é determinado exclusivamente pela distância focal da lente e pelo formato do sensor da câmara, ou seja, o ângulo de visualização que obterá com uma determinada lente numa câmara de formato full-frame de 35 mm será diferente do que obterá com uma câmara de formato APS-C. Lentes diferentes com distância focal igual possuem sempre o mesmo ângulo de visualização quando utilizadas com sensores da mesma dimensão.

A comparação “Distância focal/ângulo de visualização” ilustra esta relação nas câmaras de formato full-frame de 35 mm e de formato APS-C.

* Distância focal em ( ): distância focal equivalente quando montada em câmaras digitais de lente amovível com sensor full-frame de 35 mm

Perspetiva

Com grandes distâncias focais, os objetos em primeiro plano e plano de fundo parecem frequentemente estar mais próximos uns dos outros na imagem final. Este efeito é por vezes referido como "compressão de teleobjetiva", mas na verdade não é provocado pela lente. A verdade é que devemos afastar-nos suficientemente dos motivos quando utilizamos uma lente teleobjetiva. O facto de parecerem mais próximos uns dos outros deve-se à relação das distâncias entre a câmara e os objetos do primeiro plano e do plano de fundo. Outra forma de dizer isto é explicar que, quando os objetos em primeiro plano e plano de fundo estão todos a uma distância considerável da câmara, a relação entre os seus tamanhos na imagem estará mais próxima da realidade. Quando fotografamos com uma lente grande angular, é habitual precisarmos de nos aproximar do motivo em primeiro plano até ele ficar suficientemente grande na fotografia, o que explica o facto de os objetos distantes parecerem relativamente mais pequenos. A diferença na perspetiva aparente é, de facto, o resultado da distância a que estamos do motivo.

Imagem com distância focal de 24 mm

Distância focal de 24 mm, ângulo de visualização de 84 graus

Imagem com distância focal de 300 mm

Distância focal de 300 mm, ângulo de visualização de 8 graus