Design de produto

Signature Series

 Um conjunto de excelentes produtos áudio desenvolvidos para fornecer a melhor experiência musical em auscultadores

Na procura pelo melhor som para audiófilos que procuram pelo que é real no áudio ideal, os engenheiros e designers trabalharam em conjunto para criar um amplificador, leitor e auscultadores que fornecessem a melhor experiência musical. 

 Não ouça apenas... Sinta a música

“O que procuram os audiófilos no que respeita ao som real?" A resposta da Sony na Signature Series é a reprodução dos mais pequenos detalhes de som. A Sony procurou uma reprodução tão poderosa que levasse os ouvintes a experimentar o espaço sonoro de forma tão íntima que até os levaria a sentir que podem distinguir a temperatura e a sensação do ar. O objetivo era fornecer os mais pequenos detalhes de cada som - desde o momento anterior ao início do espetáculo, à respiração antes da voz, até ao momento final que leva ao silêncio. O espaço sonoro da Signature Series transmite uma experiência tão física que os ouvintes se sentem imersos na amplitude e profundidade do som estereofónico.

Tendo construído uma cultura musical em redor dos auscultadores, a Sony tinha o objetivo de reproduzir os mais pequenos detalhes do som com um componente de pequeno tamanho. Mobilizando a longa história da Sony de tecnologias analógicas e digitais para reproduzir som de qualidade elevada, trabalhámos afincadamente para criar uma linha de produtos que iria aumentar a experiência da excelente qualidade de som. O nosso objetivo geral era transformar a experiência de apenas ouvir música, para realmente senti-la. 

 O design quintessencial para excelente qualidade de som

O design foi completamente conduzido pelo compromisso para com a excelente qualidade de som com zero ruído. Os materiais foram selecionados pelas suas características acústicas. A estrutura foi criada para excelente transmissão de som. Até o caminho de sinal no painel de circuitos foi determinado pelos requisitos de áudio. Voltámos ao básico, procurando o melhor formato, materiais e processamento de áudio, ignorando o custo comum. Também nos focámos nos elementos que contribuem para a excelente qualidade de som e adotámos um design que tira o máximo partido das suas propriedades, enquanto elimina tudo o que é estranho a fim de criar um design simples e icónico que exala totalmente a excelente qualidade de som. 

A eliminar noções pré-concebidas de design

A fim de fornecer ainda melhor qualidade de som do que os modelos de ponta anteriores, toda a nossa equipa de design teve de reavaliar os nossos preconceitos sobre o que é um "bom design" e redirecionar o nosso foco. Os engenheiros e designers trabalharam em conjunto desde as fases iniciais de desenvolvimento para descobrir estruturas, formas e ideias essenciais para alcançar um nível elevado de qualidade de som. Tal envolveu muito esforço, mas também foi uma parte indispensável do processo.

Tomoaki Takuma, Chefe de direção artística

Design inspirado pelo vento

MDR-Z1R

Para o MDR-Z1R, focámo-nos propositadamente no design da estrutura a fim de reproduzir um espaço sonoro que seja fiel ao som original. A estrutura tem um efeito significativo na qualidade de som e pode criar ressonância indesejável ou distorcer o som. Regressámos às origens para criar uma estrutura que reduziria a ressonância o máximo possível. Foi a imagem de uma vela enfunada que nos deu a pista de que precisávamos. Captou a nossa atenção para criar uma estrutura que iria, tal como o pano, abraçar naturalmente a pressão de som gerada pelo diafragma. Este conceito levou-nos naturalmente para o design fluido, organicamente curvado da estrutura. A gentil curva de folha única reduz o máximo de vibração e elimina a ressonância tanto quanto possível.

A estrutura de caixa dupla com resistor acústico permeável e protetor de tela de arame controla o fluxo de ar através da estrutura a fim de reproduzir ótimo som, mas também ajuda a alcançar o silêncio ambiente que procuramos.

imagem do MDR-Z1R
imagem do MDR-Z1R
imagem do MDR-Z1R
imagem do MDR-Z1R

Padrões encontrados no mundo natural

Outra funcionalidade do MDR-Z1R é a capacidade de reproduzir frequência de som 120 kHz super elevada. A fim de captar o melhor desta funcionalidade, introduzimos um novo design para a grelha na parte da frente do diafragma, o componente que produz som. No processo de design, apercebemo-nos que uma simples forma de grelha que enfatizasse a durabilidade não reproduzia facilmente as qualidades do som de qualidade elevada a 20 kHz ou superior. Experimentamos vários designs à procura da grelha perfeita que reproduziria fielmente até as mais pequenas diferenças no som. Acabamos por obter uma sequência Fibonacci, um padrão que é encontrado constantemente na natureza. Este padrão de grelha reproduz as propriedades desejadas de som de forma suave em todas as frequências. É feito de resina rija para alcançar tanto a espessura como a força e minimizar o amortecimento de som proveniente da grelha a frequências de resolução elevada.

O MDR-Z1R é pensado para excecional qualidade de som, mas não se esquece do aspeto. Em suave pelo de carneiro para manter as suas orelhas confortáveis e secas, as almofadas para orelhas são adicionadas com costura 3D com base no design ergonómico para o encaixe mais confortável. 

A fornecer não só excelente experiência de som, mas também uma histórica única

Não existem artifícios de design aplicados na Signature Series. Cada elemento é, na sua essência, conduzido pela função. Fizemo-lo para que os utilizadores possam compreender quão boa é a qualidade de som, e porquê, apenas olhando para o produto. Queremos que os utilizadores desfrutem desta experiência de qualidade de som sem precedentes, juntamente com a história única contada pelo produto.

Shogo Yashiro, Diretor artístico

A transmitir o fluxo do som com forma

NW-WM1Z

A revisitar o Walkman com uma nova ênfase sobre a excelente qualidade de som, voltamos à placa de desenho para reconfigurar a placa de circuitos e redesenhar os materiais de estrutura para o NW-WM1Z. A fim de alcançar melhor qualidade de som, demos ênfase a um fluxo de som que criaria a menor quantidade de ruído. A fim de minimizar o ruído, configurámos o interior para direcionar o sinal diretamente da unidade de memória para a ficha superior do auscultador. Esta configuração de placa de circuitos reflete-se perfeitamente na posição única das fichas de auscultador em ambos os lados da estrutura superior. Tal resultou num design único que não só encarna o fluxo direto do som, como também, com o seu corpo elegante torna mais fácil para o utilizador segurar e proteger os botões de batidelas e pancadas. 

imagem do NW-WM1Z
imagem do NW-WM1Z
imagem do NW-WM1Z
imagem do NW-WM1Z

Tão sólido como um bloco de metal

Fomos particularmente exigentes nos materiais que selecionámos para a estrutura do NW-WM1Z, utilizando cobre sem oxigénio para realçar o melhor na acústica. O processamento de corte de face é aplicado para realçar a solidez do metal cuidadosamente selecionado. Arredondámos as extremidades dos cantos, o que torna o corpo mais resistente e duradouro. A estrutura do NW-WM1Z é revestida a dourado, para realçar a beleza natural deste material, que é conhecido por produzir som de excelente qualidade.

Também desenvolvemos uma nova interface de utilizador, adotando um medidor analógico que apresenta o nível de volume e um analisador de espetro para apresentar a frequência de som. Mesmo as escalas dos contadores de volume são meticulosamente representadas para que os utilizadores possam também desfrutar visualmente de excelente qualidade de som.

Voltamos às raízes do Walkman de primeira geração

Voltámos ao início do conceito inovador da Sony de música portátil, o Walkman de primeira geração, a fim de criar novo valor com o NW-WM1Z ao procurar o que há de melhor na experiência de qualidade de som portátil renovada pelos modernos estilos de audição. A qualidade de som vem antes de tudo o mais e penso que alcançámos realmente isso com este novo modelo.

Tanaka, Designer 

Aplicação de uma parede para eliminar a distorção e vibração

TA-ZH1ES

O TA-ZH1ES é um amplificador de auscultador estacionário especificamente criado para elevar o desempenho dos nossos auscultadores. A fim de eliminar totalmente a distorção nos circuitos elétricos, uma estrutura tem de suportar firmemente e proteger a placa de circuitos. Tal é alcançado com uma estrutura de alumínio de até 12 mm de espessura, perfeitamente moldada com moldagem de extrusão para rigidez extrema que garante excelente qualidade de som sem distorção. A placa superior é feita de uma combinação de alumínio e aço com ligeiras ondulações na superfície para controlar ressonância desnecessária. O espaço é deixado aberto em redor da placa superior, realçando a espessura impressionante da estrutura lateral e fornecendo um bónus funcional de libertação de calor. 

imagem do TA-ZH1ES
imagem do TA-ZH1ES
imagem do TA-ZH1ES
imagem do TA-ZH1ES

Na busca de um design para excelente valor de estrutura

A nossa procura por excelente qualidade de som com absolutamente zero de distorção levou-nos à estrutura perfeita em alumínio. Em vez dos aborrecidos buracos para ficha de auscultador vindos do interior, como é normalmente feito, arranjámos forma de que venham do exterior da grossa placa da face de alumínio, deixando um entalhe mínimo à volta das fichas. Tal criou um aspeto que realça a solidez do material, dando expressão estética ao valor da estrutura.

A ligar som autêntico e capacidade de utilização

Como podemos ajudar os utilizadores a operarem de forma intuitiva um formato e disposição que são criados acima de tudo para alcançar excelente qualidade de som? Tal foi essencial no desenvolvimento de um design para a Signature Series que sincroniza funções essenciais com capacidade de utilização para obter um produto que dá aos utilizadores uma experiência de excelente qualidade de som em verdadeiro conforto.

Deguchi, Designer

Bem-vindo à Signature Series, a experiência que a Sony descobriu na sua procura de agradar ao verdadeiro audiófilo com a paixão pelo verdadeiro som.